Macro Baixada faz Seminário

A Macro Baixada Santista da UMM-SP realizou neste domingo, 24 de maio, Seminário sobre Política Habitacional e Estadual de Habitação.

O coordenador da Associação Movimento Pró-Moradia do Sitio do Campo da Praia Grande e da UMM-SP, Vitorino, falou sobre a luta dos movimentos para conquistar políticas públicas. Evaniza, da coordenação da UNMP (União por Moradia Popular), participou do seminário resgatando a luta da União para a construção de políticas públicas da habitação nos 3 níveis de governo e a agenda de lutas da UMMSP, aprovada no 11º Encontro Estadual.

 

O movimento Sítio do Campo já tem um projeto para 148 sobrados em trâmite na Caixa Econômica pelo Programa Crédito Solidário. Também participaram do seminário os representantes da Associação Jardim do Trevo, da Associação Jardim Silmara, do Movimento Street Boys e da Assessoria Ambienta. A Associação dos Cortiços do Centro de Santos justificou sua ausência.

 

O coordenador Almir Manoel falou da realidade da Praia Grande e da necessidade de fortalecer os movimentos para enfrentar o poder municipal, fazer a luta por políticas publicas e construir juntos na presença do município. A prefeitura tem tido iniciativas de cooptação e controle das entidades, mas estas organizações estão resistindo. Estão discutindo o Plano Municipal de Habitação. Outro tema a ser debatido é a destinação de terras da União para moradia popular.

 

A proposta é fortalecer a organização da Macro Baixada e ampliar a luta por moradia, por regularização fundiária e infra-estrutura nos assentamentos e por projetos de geração de emprego e renda. A próxima Reunião da Macro será no dia 12 de julho.

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *