Organização Interna

A União dos Movimentos de Moradia se organiza em forma de rede, articulando movimentos populares de moradia, em suas diversas expressões – movimentos de sem-teto, cortiços, favelas, loteamentos, mutirões, ocupações – no Estado de São Paulo.
Suas instâncias de deliberação e operação são:

Encontro Estadual – realizado a cada 2 anos, elege a Coordenação Executiva e define as grandes linhas de atuação e organização da entidade.

Plenária de lutas – mensal, todo o 2º. Sábado do mês, as 14 horas, delibera sobre o plano de lutas e atividades.

Coordenação ampliada – reúne-se semanalmente e organiza as atividades e encaminhamentos da plenária

Coordenação executiva – representa a UMM e é responsável pela sua organização, é eleita a cada 2 anos, no Encontro Estadual

Macro regiões – articulação no Estado que reúne municípios próximos e com características semelhantes – hoje existem as macro: ABCD, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Sudoeste metropolitano.

Secretarias – são articulações temáticas que buscam desenvolver e organizar a atuação da entidade em questões especificas, tais como favelas, cortiços, gênero, GLBTT, idosos, etc.

A UMM tem uma sede – alugada – onde funciona a secretaria da entidade, responsável pela disseminação de informação, documentação e logística. A implantação da sede possibilitou uma melhor organização da entidade e a constituição de um local de referência para movimentos populares, estudantes, técnicos da área que buscam informações, realizam reuniões de comissões em seu espaço. Tem, ainda uma política de finanças interna, que é responsável por cerca de 75% , de seus custos, baseada num modelo de contribuição das entidades filiadas, proporcional ao tamanho de cada movimento. A UMM é apoiada por entidades de cooperação, tais como Misereor, E-Changer, Fase, Cese, entre outras. Além disso, as entidades participam na infra-estrutura das atividades da UMM, com transporte e alojamento de seus delegados, quando necessário.

A UMM é filiada à União Nacional por Moradia Popular, à Central de Movimentos Populares e ao Forum Nacional de Reforma Urbana. Em nível internacional é fundadora da Secretaria latino Americana de la Vivienda Popular (SELVIP) e filiada à Coalizão Internacional do Habitat (HIC). A UMM participa também do Observatório de Políticas Públicas da Cidade de São Paulo e do Forum Paulista de Participação Popular.