É hora de planejar a luta! UMM-SP realiza encontro anual de planejamento, neste fim de semana

Acontece neste sábado, 25 de fevereiro, o planejamento anual da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP), com representantes de mais de 20 movimentos de moradia de todas as regiões da cidade de São Paulo, além do ABC paulista e cidades do interior do estado (veja todos abaixo).

Pela manhã, ocorre uma análise de conjuntura política com opiniões lançadas por parlamentares que nos últimos anos tem caminhado ao lado dos movimentos populares e em defesa da democracia. Entre os participantes, os deputados federais Juliana Cardoso e Alfredinho, os deputados estaduais Simão Pedro e Barba.

“Temos notícias boas com a retomada do Minha Casa Minha Vida, combate à fome e outros avanços, já conquistados em tão pouco tempo do governo Lula. Mas precisamos também saber lidar com a nova conjuntura de articulações políticas, uma vez que este não é um governo necessariamente petista, mas um governo de diálogo com outros partidos, que nem sempre estiveram do nosso lado, e sobretudo uma vigília permanente para lutar contra o bolsonarismo que deixou marcas tão ruins em nosso país”, comentou Simão Pedro durante a análise de conjuntura.

Em seguida, a pauta central serão as políticas de habitação na capital paulista e no estado de São Paulo. Pela tarde, um trabalho dividido por grupos a partir das perguntas “O que queremos conquistar? Como vamos lutar?”

Segundo dia

O planejamento da UMM-SP segue no domingo, com uma conversa sobre o papel do movimento social na defesa da democracia, com participação do advogado e um dos fundadores do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh. Na sequência, será feito um panorama geral da UMM, sob a ótica da organização, formação política, educação popular, qualificação profissional, economia solidária, geração de renda, comunicação e finanças. 

A partir daí será apresentado um “calendário de lutas”, entre elas, Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dia do Trabalhador e trabalhadora (31 de maio), Dia das Políticas Públicas (24 a 27 de agosto), Grito dos excluídos (7 de setembro), Dia Mundial dos Sem-teto (8 de outubro), Consciência Negra (20 de novembro) e Encontro Nacional da UNMP (data a definir).

Quem participa do planejamento:

Entre as cidades com representantes presentes no planejamento anual da UMM-SP estão Americana, Praia Grande, Caieiras, Suzano, Várzea Paulista, Osasco, Taboão, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Limeira, Diadema e São Bernardo do Campo. Da cidade de São Paulo: movimentos Leste 1, Sudeste, Oeste, ULCM, MDF, Mohas, MMC, Pantanal, Casa Branca, São Joaquim e City Jaraguá, ACZL, CECASUL e Garmic.

Categorias

3 Comentários

  1. Clair Helena

    A hora é agora de fazer a discussão e buscar Políticas Públicas

    Responder
  2. Neurani R. Gomes

    Muito gratificante

    Responder
  3. Maria Barbosa Rastele

    Gratificante ser UMM O caminho de responsabilidade em busca das projetos populares minha casa minha vida entidades suprir as necessidades dos mais oprimidos!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *