Aliança contra a COVID-19 nasce com a adesão de 24 parlamentares em São Paulo

Em um gesto de união raramente visto no Brasil, 24 parlamentares de oito partidos de direita, centro e esquerda aderiram à Aliança Parlamentar contra a COVID-19, lançada em 11 de junho pela Coalizão pela Vida em São Paulo capital. O grupo é composto de 15 vereadores da cidade de São Paulo, cinco deputados estaduais e quatro deputados federais do Novo, PC do B, PDT, PSB, PSD, PSDB, PSOL, PT e Rede Sustentabilidade. Veja no fim do texto a relação com os nomes dos parlamentares integrantes da Aliança.

Suprapartidária e composta por parlamentares atuantes na capital paulista, a Aliança é uma iniciativa da Coalizão voltada a sensibilizar poder público, setor privado e sociedade para a necessidade de priorizar a prevenção nas ações contra a COVID-19. O vídeo do evento de lançamento da iniciativa pode ser visualizado no canal da Ação Educativa no Youtube: https://bit.ly/2SBaevZ.

Além de fortalecer o papel dos parlamentares no enfrentamento do novo coronavírus, a Aliança Parlamentar se somará à Coalizão pela Vida em seus esforços para abrir diálogo com a Prefeitura de São Paulo (PMSP) em torno de um Plano Emergencial de Prevenção à COVID-19. Para a Coalizão, a implementação imediata dessa agenda é fundamental para reduzir rápida e substancialmente o número de casos, mortes e sequelados da doença, sobretudo na população mais afetada pela pandemia – pobres, negros, indígenas, moradores de habitações precárias e em situação de rua e profissionais de atividades de alto risco sanitário.

Entre as medidas previstas no Plano Emergencial, estão a instalação de uma mesa de diálogo entre PMSP e sociedade civil; programa de testagem em massa, rastreamento e isolamento; prioridade da vacinação para áreas e grupos mais vulneráveis à pandemia; fim das aglomerações e reinclusão de janelas no transporte público; distribuição de kits com máscaras N95 ou PFF2 para uso no transporte e ambientes com pouca ventilação; e aulas presenciais apenas com segurança sanitária nas escolas, vacinação dos professores e testagens semanais da comunidade escolar.

Também integram o plano a suspensão de despejos, remoções e pagamento de prestações nos financiamentos de habitação popular; o fortalecimento da rede de proteção social para atendimento dos setores mais vulneráveis por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); a garantia de renda emergencial de ao menos R$ 600 mensais; e um programa de segurança alimentar.

A Aliança Parlamentar contra a COVID-19 será importante parceira da Coalizão na discussão de propostas de prevenção da doença não apenas relacionadas à área de saúde, mas também no que concerne a medidas de cunho ambiental, econômico e social que revertam o agravamento das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero ao longo da pandemia. A primeira reunião da Aliança está programada para 25 de junho às 18h por meio virtual, e novas adesões à iniciativa são aguardadas.

É a própria PMSP que atesta o caráter desigual dos efeitos da COVID-19 na população paulistana. Divulgada em 13 de maio passado, a quinta fase do inquérito sorológico realizado pela prefeitura mostrou um quadro bastante desigual e cruel da pandemia para quem é pobre, negro e não teve acesso ao ensino superior na cidade mais rica do Brasil.

Segundo o inquérito, já foram infectados pelo novo coronavírus na capital paulista 37,9% nas classes D e E e 20,9% nas classes A e B. Dos que possuem ensino fundamental, 41,7% foram contaminados, mais que o dobro dos 19,2% que completaram o ensino superior. O trabalho constatou, ainda, que 37,6% da população preta e parda e 29,6% da branca foram contaminadas. O inquérito está disponível no link: bit.ly/3wbY3Ev.

Quem somos
A Coalizão pela Vida foi lançada em 8 de abril de 2021 e já reúne 26 organizações acadêmicas e da sociedade civil, incluindo movimentos negro, feminista, LGBTQIA+, de saúde, educação, moradia, inclusão social e economia solidária. Sua finalidade é sensibilizar opinião pública e poder público para a necessidade urgente de priorizar ações de prevenção no combate à COVID-19 na cidade de São Paulo, sobretudo medidas que protejam os mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia.

Contatos com a imprensa:
Mara Ribeiro
(11) 992215201
mara@mararibeiro.com.br

Mais informações:
Para informações sobre a Coalizão, escreva para coalizaopelavidasp@gmail.com

Apelo Público da Coalização pela Vida ao Prefeito de São Paulo
https://acaoeducativa.org.br/apelo-publico-da-coalizao-pela-vida-ao-prefeito-de-sao-paulo/

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *