JORNADAS PREPARATÓRIAS PARA COP 30 PROMOVEM DEBATE SOBRE MORADIA E JUSTIÇA AMBIENTAL

Com o objetivo de fortalecer a participação popular e a troca de experiências rumo à COP-30, que acontecerá em Belém em 2025, o programa “Jornadas Latino-Americanas de Transferência de Conhecimentos e Experiências” iniciará uma série de três encontros online. A iniciativa busca criar um espaço de formação política para lideranças de toda a América Latina, focando nas lutas por justiça ambiental, moradia e o direito à cidade.

As jornadas, que se estenderão de setembro a outubro de 2025, abordarão temas como a atuação de lideranças nos territórios, a incidência em políticas públicas e o protagonismo das mulheres nas mobilizações sociais.

Programação Detalhada:

  • Jornada 1: Atuação das Lideranças nos Territórios (10/09)
    • Este primeiro encontro trará lideranças populares para compartilhar suas trajetórias e práticas de luta em territórios urbanos. O debate será facilitado por Maria das Graças Xavier (UNMP e RMYH) e Cleonice Dias dos Santos Hein (Assistente Social), com abertura de Maité Rodríguez (RMYH). A proposta é fortalecer a memória coletiva e projetar estratégias conjuntas de resistência.
  • Jornada 2: Incidência em Políticas Públicas (07/10)
    • A segunda jornada discutirá como os movimentos populares conseguem transformar suas mobilizações em políticas públicas efetivas. Participarão do debate Evaniza Rodrigues e a Profa. Dra. Tânia Diniz (Unifesp), além de Maria das Graças Xavier. O objetivo é trocar experiências sobre metodologias que ampliam a democracia e a justiça ambiental.
  • Jornada 3: Mulheres na Luta pelo Direito à Cidade (29/10)
    • O ciclo será encerrado com uma discussão sobre o papel central das mulheres nas lutas por moradia e justiça ambiental. O encontro contará com a participação de Fátima dos Santos (UMM-SP), Renata Miron (Arquiteta) e Maria das Graças Xavier. A jornada irá analisar o impacto da organização coletiva feminina em políticas públicas e processos de autogestão.

Todos os encontros serão virtuais, das 17h às 19h (horário de Brasília), para receber o link e garantir a sua participação, inscreva-se através do formulário: https://forms.gle/jRVmZ4MTeaQoWC2H7

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *