UNMP participa de reunião da Secretaria Latino Americana de Vivienda Popular

Nos dias 15 e 16 de Março de 2008, reuniram em Buenos Aires na Argentina, os representantes da UNMP, Dito e Marcos Cosmo, com dirigentes da Federação Uruguaia de Cooperativas de Vivienda por Ajuda Mútua – FUCVAM, dirigentes do Movimento de Ocupantes e Inquilinos – MOI/CTA, Federação de Terra e Vivienda – FTV/CTA, ambos de Buenos Aires, e com os companheiros do Comitê de Terra Urbana da Venezuela – CTU. Todas estas organizações fazem parte da Selvip – Secretaria Latina Americana de Vivienda Popular.

 

O objetivo desta reunião foi fazer um amplo balanço da organização da Secretaria, fortalecer sua articulação, a troca de experiências e lançar as bases para criação da Escola Latina Americana de Autogestão e Habitat – ELAH.

Em relação à articulação da Secretaria os Movimentos ficaram responsáveis de intensificar a comunicação sobre suas atividades e agendas de lutas, ampliar sua base de atuação com outros Movimentos de Moradia e Reforma Urbana da América Latina em especial com as Cooperativas articuladas no Centro Cooperativo Sueco CCS, dando visibilidade à Secretaria nas ações em curso em cada país, já que todos os Movimentos possui uma forte agenda de atividades.

 

Quanto à Escola Latina Americana de Autogestão e Habitat – ELAH, o seu lançamento será feito no mês de outubro no Fórum Social das Américas na Guatemala, e sua primeira turma se iniciará com cerca de 50 lideranças no mês de novembro em Montevidéu – Uruguai.

A reunião definiu ainda, que a Selvip participará no Fórum Social em Belém em Janeiro de 2009 e realizará seu Encontro Latino Americano em junho do próximo ano em Recife – Pernambuco.

Pauta da reunião

-Conjuntura Latina Americana
-Conformação da Escola Latina Americana de Autogestão e Habitat
-Avaliação e balanço do funcionamento da Selvip e Agenda 2008
-Construção de Instrumentos de Comunicação
-Estratégias de Articulação com Outras Redes
-Aprovar a proposta de incorporação das Cooperativas apoiadas pelo CCS à SELVIP, operando como elemento inicial na concretização no Fórum sobre temática de solo urbano
-Participação no Fórum Social das Américas e Fórum Social Mundial

Agenda da Secretaria:

Abril: Mobilizações nos Países no mês de Abril com Jornadas de Lutas
Maio: Início de Maio: Encontro do CTU na Venezuela
Maio: Final de Maio Encontro do CCS sobre Temática de Solo – Bahia – Brasil
Junho: Início de Junho Encontro Nacional da UNMP
Julho: Início de Julho Encontro Nacional de Moradia na Argentina
Agosto: 09 e 10 de agosto Reunião Ampliada da SELVIP em Montevidéu
Outubro: Fórum Social das Américas na Guatemala
Novembro: Início de Funcionamento da Escola Latino Americana de Autogestão
Janeiro: 2009: Fórum Social Mundial
Junho: 2009: Encontro da Selvip em Recife Pernambuco – Brasil

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *