União dos Movimentos de Moradia
– São Paulo

Tel: 11 3667-2307 - Email: ummsp@uol.com.br

Região Central > Unificação das Lutas de Cortiços (ULC)

Coordenação:

Coordenador representante: Sidnei
Financeiro: Ivandro
Secretário: Jackson
Jurídico: Edileusa
Comunicação: Luiz
Vice: Cida

Endereço: Rua Liberó Badaró n°92 – Sala 11- 1°Andar
E-mail: ulccorticos@ig.com.br
Número de participantes: 6 mil participantes
Local de Atuação: Região do centro, do centro expandido e um pedaço da Leste (Mooca, Belém)

Histórico:
Em dia 15 de Junho de 1991, nasce a entidade no processo de luta de permanência na região central e começa o processo de resistência principalmente nos bairros separados como Belém, Mooca, Santa Cecília e Ipiranga.
Na eleição de 1989 a 1992, tivemos uma vitória de um governo democrático e popular, Luiza Erundina, a primeira mulher eleita prefeita da maior cidade do Brasil. Ousou na construção dos primeiros mutirões da região central.
Em 13 dezembro de 1997, a ULC, com 1020 famílias, ocupou o casarão da Rua do Carmo, hoje recuperada e restaurada: Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda – Governo do Estado. No mesmo ano houve a reintegração de posse do casarão. A ULC fez nova ocupação em 13 de Julho de 1997 na Rua Ouvidor 93 – Centro com 800 Famílias. Hoje as famílias fazem parte do MMC – Movimento de Moradia do Centro, o atendimento a estas famílias se deu com alternativas de 28 cartas de crédito e outros. Em 1999 a ULC filiada a UMM – União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior, fez 3 ocupações: Prédio av. Ipiranga 1243, Rua do Gasômetro n°66 e Brás e fomos reintegrados para Escola Estadual. Trouxemos os companheiros para uma outra ocupação no Hospital 21 de Abril no Brás.