União dos Movimentos de Moradia
– São Paulo

Tel: 11 3667-2307 - Email: ummsp@uol.com.br

Passeata em defesa do Metrô até São Mateus

Passeata em defesa do Metrô até São Mateus deve reunir três mil pessoas e parar a avenida Sapopemba
O Fórum Social Leste, que engloba dezenas de entidades da sociedade civil, sociedades amigos de bairro, organizações não-governamentais (ONGs) e igrejas católicas e evangélicas, programou para este sábado, dia 10/05/2008, às 14 horas, haverá um ATO PÚBLICO EM DEFESA DO METRÔ ATÉ SÃO MATEUS, sendo que a concentração será em frente da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Grimaldi) e percorrerá a Av. Sapopemba até o Hospital Sapopemba.
Sobre o metrô

É certo que em 1989 o projeto inicial do Metro previa a extensão da linha 2 Verde até São Mateus, atendendo os distritos de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, Iguatemi e Parque São Rafael. Entretanto, a atual gestão do Governo Estadual e Municipal (José Serra e Gilberto Kassab) alterou o traçado da linha para o Tatuapé. Isso irá prejudicar mais de 1 milhão de habitantes que vivem em Sapopemba e São Mateus sem transporte público de qualidade. Ressalta-se que Sapopemba, São Mateus e suas adjacentes são regiões extremante populosas, as quais servem como verdadeiras regiões dormitórios, de onde saem muitos trabalhadores(as) para as regiões comerciais e industriais da cidade/estado. São Paulo vive atualmente uma crise no transporte, especialmente em decorrência da falta de investimento público para a expansão de meios rápidos, eficazes e confortáveis de transporte. O trânsito é caótico, os ônibus lotados, demorados e desumanos. É possível ampliar o Metrô até São Mateus como previsto no projeto original, entretanto, sem considerar os desejos da maioria da população, querem alterar a direção da linha para o Tatuapé, bairro que já é contemplado pelos serviços do Metrô. Por isso queremos mobilizar toda a população para exigir o Metrô até São Mateus. Além do Ato Público, estão sendo recolhidas assinaturas para um Abaixo-Assinado que será entregue para as autoridades competentes (Secretário dos Transportes e Governos Municipal e Estadual).
E ainda, busca exigir: Educação de qualidade para todos; Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes; Fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde; Moradia com dignidade; Subprefeitura para Sapopemba. Espera-se acerca de 3.000 pessoas na manifestação.
Sobre o Forum Social Leste

A população organizada e articulada criou no inicio deste ano o Fórum Social Leste, o qual busca apresentar propostas que garantam o desenvolvimento da região. O Fórum é aberto para todas as pessoas que sentem esta necessidade e desejo de mudança, e conta com a participação ativa das lideranças e moradores(as) de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, Cidade Tiradentes e Guaianazes. Pretende agregar comerciantes, entidades, movimentos, profissionais autônomos e todos aqueles que efetivamente pensem no desenvolvimento de nossa região.
Mais Informações com:

Elisabete Silvério (Bete): (11) 8501-7865.

Luiz Mario: (11) 9666-4395

Francisco Dionisio: (11) 9618-2278