baner
   

  Início Organização interna Movimentos filiados Região Metropolitana Capital Região Leste > Movimento dos Trabalhadores sem Terra Leste I
large small default
Região Leste > Movimento dos Trabalhadores sem Terra Leste I PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 05 Julho 2007 10:03
Coordenação Geral:

Valdeci Gomes
Lucimara do Rosario Santos

Endereço: Av. Claudio Augusto Fernandes 259B São Mateus -SP
Fone: 6113-9874
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Número de participantes: Cerca de 12.000 famílias
Local de Atuação: Parte da Zona Leste da capital (São Mateus, Sapopemba, Vila Prudente, Mooca, Aricanduva e Cidade Tiradentes)
Área de atuação: Luta por Mutirão com Autogestão

Histórico:
O movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste I é uma organização popular que reúne trabalhadores(as) sem moradia da região Leste I da cidade de São Paulo. É uma organização que existe desde 1987 e que conta com grupos de base, além de mutirões, com 6.000 famílias em moradia conquistadas pelo processo de luta, através do sistema de Mutirão e autogestão. O movimento luta por reforma urbana e defende o direito à moradia. È filiado à União dos Movimentos de Moradia e à Central de Movimentos Populares,sendo parceiros de outros movimentos na organização das lutas pelo direito à cidadania, por política pública com participação popular.
A coordenação do Movimento é formada pro representantes de todos os grupos de origem, mutirões e conjuntos habitacionais e se reúne todas as 5as feiras, no Centro Pastoral São Jose, no Belem. A coordenação executiva é formada por 15 coordenadores.

Principais conquistas:
21 mutirões (com 18 projetos concluídos) com 6.000 famílias, sendo 11 Governo Estadual e 10 Prefeitura e 250 unidades do Programa Crédito Solidário do Governo Federal (em projeto) e 50 unidades do PAR. Seguimos na luta pelos projetos habitacionais no Jardim São Roberto, Mutirão Quilombo dos Palmares (no jardim São Francisco) e na Área do Belém. O movimento trabalha também com o Projeto 1° emprego para Jovens e outras atividades de pós-ocupação, alem de acompanhar algumas ocupações na região, como Beira Rio, Ezequiel Ramin e Irmã Doroty, na luta contra a reintegração de posse.

Lutas atuais:
Conclusão dos Mutirões:
Margarida MariaAlves - 252 UH - Governo Estadual
Mutirão PauloFreire - 100UH - Governo Municipal
Mutirão Unidos Venceremos - 100UH - GovernoMunicipal
Inicio dos Mutirões:
Quilombo dos Palmares - 190UH - Governo Municipal
Credito Solidario - Governo Federal
Jardim São Roberto - Governo Municipal
Projeto Belem - Governo Municipal

Veja o jornal da leste 1 : Jornal da Leste 1 Jornal da Leste 1 2009-06-01 17:56:46

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 08:43