baner
   

  Início Conquistas
large small default
Conquistas da UMM-SP PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, em seus 20 anos de organização, tem lutado pelo direito á moradia de todas as famílias sem teto, especialmente das mais empobrecidas. Entendemos que a moradia é um direito e, portanto, é obrigação do estado, em seus diferentes níveis, ter políticas públicas para que todos e todas possam ter acesso a uma moradia digna e segura.

 

Nesse sentido, temos empreendido parcerias e convênios com diferentes órgãos públicos, especialmente desenvolvendo projetos autogestionários, onde as famílias, através de sua associação, gerenciam os recursos e todo o processo construtivo, a organização a execução da obra em mutirão, contratam a assessoria técnica e os profissionais necessários, discutem os projetos e as etapas da obra e prestam contas dos recursos utilizados. Este processo visa a preservação da autonomia do movimento e principalmente a construção da cidadania de todos os envolvidos.

 

Há também conquistas em outros tipos de programas habitacionais, com diferentes formas de financiamento. Nestes 20 anos, não faltaram obstáculos e oposição política à proposta autogestionária, mas temos seguido adiante acreditando que "o povo que constrói a casa é o povo que constrói a história".