baner
   

  Início Organização interna Movimentos filiados Interior Macro Sorocaba Sorocaba > COOPERTETO
large small default
Sorocaba > COOPERTETO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 29 Setembro 2007 12:27
Coordenação:

Maria do Carmo Veloso
Leonal Pascoal marangon
Elzita Rodrigues Moreira
Isaias Alves do Nascimento
Aparecido de Jesus Lima
Herbenes de Souza do nascimento
Antonio Gomes do nascimento
Francisca pereira da Silva
Rafael Souza do Nascimento

Endereço: R.Três,34-Conj. Residencial Cooperteto - Jd. Santo André II. - CEP 18077-309-Sorocaba-SP
Fone: (15)3311-3903
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Histórico:
O Movimento de Moradia e a Cooperteto foi fundada em 1996 com o objetivo de articular e mobilizar os núcleos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma rede de núcleos em diverso bairros, áreas de favelas,  sem-teto, mutirões ocupações e loteamentos.
Nossa  atuação iniciou-se em Sorocaba e hoje atinge várias cidades da região, como Mairinque,Tatuí,Votorantim,São Roque e Piedade. Sua forma de organização tem uma forte influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, de onde se originam grandes partes de suas lideranças. Trabalha-se com grupos de base local, que se articulam regionalmente ou em nível municipal e se fazem representar na instância estadual do movimento.
Sempre defendendo a proposta auto-gestionária, o direito à moradia, à cidade e a participação popular nas políticas públicas, o movimento de Moradia de Sorocaba  e a Cooperteto organizam-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação prepositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.
Desse trabalho, resulta a conquista de cerca de 500 moradias construídas sem nenhuma parceria, o Conjunto Residencial Cooperteto no Jardim Santo André II, com 400 famílias e o Conjunto Residencial Jardim  Marli, com 100 famílias,ambos em Sorocaba, ao longo dessa caminhada, organizamos várias plenárias em diversos bairros para discutir a  habitação com qualidade de vida,cadastramos várias famílias na Prefeitura Municipal para pleitear a regularização fundiária pela medida provisória 2.220, participamos do projeto de desfavelamento da cidade em 1998 com a transferência de 450 famílias de uma ocupação que organizávamos próximo ao aeroporto da cidade.Em 2001 sediamos o Encontro Estadual de Moradia  Popular e no ano seguinte organizamos o encontro Estadual de Mulheres na Moradia. Além disso, temos influenciado na construção de programas e legislação habitacional, como atualmente o faz no Plano Diretor que foi aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba.
O Movimento de Moradia e a Cooperteto tem sido fundamental na luta pela Moradia Popular, dando apoio logístico e construindo uma articulação que hoje atinge 25 núcleos na cidade de Sorocaba e em três cidades da Região.
O Movimento e Moradia e Cooperativa tem uma sede própria - onde funciona a secretaria da entidade, responsável pela disseminação de informação, documentação e logística. A implantação da sede possibilitou uma melhor organização da entidade e a constituição de um local de referência para os núcleos de Moradia Popular e outros Movimentos obterem informações, realizarem reuniões de comissões em seu espaço.

Instâncias Organização:
- penarias Municipais;
- reunião com os núcleos;
- encontro Municipal;
- encontro Estadual;
- encontro Nacional.

Fotos:

Actualizado em Quarta, 28 Outubro 2009 09:14