Filme Entretempos (Mutirão Paulo Freire) na Mostra de Cinema

O documentário de longa-metragem ENTRETEMPOS (2011, 98 min.), dirigido por Henri Arraes Gervaiseau, foi selecionado para a 36º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A Mostra acontece em diversos cinemas da cidade de São Paulo entre os dias 19 de outubro e 1º de
novembro de 2012.
Mais informações: http://mostra.org/

Entretempos: 19.10.2012 (6a feira) | 19h30 | Cine Olido | Av. São João, 473,

Trailer https://vimeo.com/44237516
Teaser https://vimeo.com/44237518

Informações para a imprensa / Contato geral:
Camilla Cardoso | camilla.cardoso@gmail.com
Lilian Guedes | (11) 98115 6585 | lili.guedes85@gmail.com
________________________________________________________________________

Entretempos foi filmado em Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste do município de São Paulo, entre 2006 e 2011.
O documentário busca recompor, de modo poético, a trajetória coletiva dos integrantes da Associação do Mutirão Paulo Freire, que no curso de aproximadamente dez anos construíram, em regime de mutirão autogerido, em parceria com uma organização não governamental, um conjunto habitacional para cem famílias em Cidade Tiradentes, no extremo leste do município de São Paulo.
Para elaborar o projeto das habitações e acompanhar a sua realização, a Associação, filiada ao Movimento Sem-Terra Leste 1 e à UMM-SP, contou com a assessoria da Usina (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado).
A narrativa acompanha o longo processo de construção do edifício, da obtenção da terra à moradia, mostrando as dificuldades encontradas no percurso, particularmente com os poderes públicos, e se detem, de modo privilegiado, sobre as trajetórias de alguns personagens. A ação é dramaticamente concentrada no conjunto familiarmente chamado de Paulo Freire, fruto do arrojado projeto arquitetônico elaborado pela equipe de arquitetos da Usina, em parceria com a Associação.
A exposição da experiência vivida pelos integrantes do mutirão tem como pano de fundo as transformações decorridas na sociedade brasileira desde o final da década de 80 até hoje.
O Documentário foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma produção do Centro de Estudos da Metrópole.

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *