União dos Movimentos de Moradia
– São Paulo

Tel: 11 3667-2307 - Email: ummsp@uol.com.br

Carta I Seminário de Juventude

Desde a formação da articulação para a coleta de assinatura para o capitulo da Reforma Urbana na Constituição de l988, os movimentos populares que lutam por moradia avançaram muito nas conquistas institucionais com a criação de leis como o FNHIS, o ESTATUTO DAS CIDADES, e a criação do MINISTÉRIO DAS CIDADES.

Este avanço nos coloca desafios que jamais pensamos que iríamos enfrentar com este processo de produção pelo coletivo em todo território Brasileiro, sendo que as experiências que tínhamos até então estava colocada no eixo sudeste e o desafio hoje não é só construir casas e sim construir as pessoas que irão morar nessas Moradias. Nesse sentido a UMMSP forma a Secretária de Juventude com o intuito de fortalecer essa proposta, buscando politizar, conscientizar, qualificar e formar nossa juventude do papel importantíssimo que os jovens possuem no movimento da REFORMA URBANA.

As mudanças no movimento de moradia são primordiais para a juventude, pois quando falamos de REFORMA URBANA estamos lutando pelo Direito a Cidade, queremos os serviços, ou seja, as ESCOLAS, CRECHES, POSTO de SAÚDE, SANEAMENTO BASICO ETC, E TODOS ESSES SERVIÇOS PARA ATENDER OS NOSOS JOVENS. A outra questão importante do contexto atual é a questão do processo de geração de renda, como combinar o emprego com uma boa formação educacional para a juventude Brasileira e ao mesmo tempo inserir a importância das Políticas Públicas que estão sendo traçadas e não perder os direitos conquistados. .

A UMMSP realizara este seminário de Juventude buscando unificar as Políticas que já conquistamos no âmbito da moradia introduzindo os desafios de construir uma hegemonia com o setor mais importante da sociedade, ou seja, o nosso futuro a Juventude na busca de Direitos Fundamentais para o nosso País. Nessa atividade, os Municípios irão eleger seus representantes para participar deste seminário e ao mesmo tempo formar seus coletivos de juventude da moradia para impulsionar este movimento. O Seminário é também um momento de renovar as propostas no âmbito do que se discute acerca da juventude no período atual, bem como, tirar um plano de trabalho e de dar organicidade as propostas aprovadas. É um momento de intercâmbio entre as diferentes realidades e práticas do movimento popular e também de construir, a partir da reflexão da base, a identidade da JUVENTUDE da UMMSP.

Objetivos:
Este projeto tem como finalidade:

  • Realizar o Seminário Estadual de JUVENTUDE União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, onde se discutirá a política de desenvolvimento urbano e de habitação no contexto da realidade da JUVENTUDE
  • Avaliar a atuação da UMMSP e suas posições frente às políticas públicas da JUVENTUDE.
  • Elaborar propostas de políticas habitacionais e de desenvolvimento urbano no âmbito da Juventude em nível estadual.
  • Deliberar sobre a organização da Secretária Estadual de JUVENTUDE da UMMSP;
  • Eleger o coletivo Estadual da SECRETARIA
  • Deliberar sobre as bandeiras e a agenda de lutas.

 Local:Sede Zona Oeste – Rua João de Barros, 76 – Barra Funda – São Paulo/SP

Data inicial prevista: Dias 09,10 e 11 de setembro