Campo Limpo Paulista > Associação Santo Antônio de Ação Social (ASAAS)

Coordenação:

Presidente da Associação: Gabriel Felix de Oliveira
Responsável do Projeto: Joaquim Cesar da Silva

Endereço: Rua Santo Antônio, 45 – Distrito de Botujuru – Campo Limpo Paulista SP – CEP 13.238-260

História:
O Projeto Moradia é um trabalho ao qual aproximadamente cem famílias estão envolvidas e nos reunimos já faz dois anos nos organizando e planejando com formações sobre moradias populares, auto-gestão e mutirão entre outros cursos e palestras que realizamos uma vez ao mês a fim de alcançar o objetivo de adquirir uma casa popular a estas famílias que sonham por seu lugar, um teto para morar.
A Associação ASAAS tem também como objetivo outros trabalhos sociais como com deficientes, famílias carentes, horta comunitária, conscientização e trabalho no distrito de Botujuru com os moradores, formação e aprendizado a jovens que querem ingressar nos cursos superiores, etc.
Temos o envolvimento da Igreja, já que este Projeto de moradia faz parte da Pastoral da Moradia e de toda a comunidade de Botujuru que colabora para as ações sociais e pela luta legítima destas cem famílias para alcançar o objetivo de ter uma moradia.
Contamos coma parceria e o apoio da UMM que administra palestras e formações nos orientando e ajudando a organizar nosso trabalho frente a este Projeto. Oferecendo serviços jurídicos e formação técnica para atingirmos de uma forma mais ideal na aquisição e construção de moradias.

Nossos objetivos são:
A – objetivo geral: construção de no máximo cem moradias populares e mínimas setenta moradias.
B – objetivo específico e imediato: aquisição de um terreno para construção das casas e Infra-Estrutura.

Local destinado ao projeto:
O Local destinado ao projeto de construir as moradias é nas adjacências do Distrito de Botujuru na Cidade de Campo Limpo Paulista, onde se localiza os terrenos para que um seja aprovado e conquistado para a construção das casas a estas famílias de baixa renda que fazem parte do Projeto.
A região de Botujuru possui um grande número de famílias que recebem uma renda muito baixa, ou mesmo famílias sem nenhuma renda. A finalidade é diminuir o impacto desagregador que a falta de renda causa nas famílias. Retornando à essas famílias valores perdidos devido as condições impostas a elas pela sub-moradias.

Condições financeiras das famílias:
A renda total destas famílias gira em torno de R$ 500,00; daí o motivo de construir as moradias se for o caso em forma de mutirão ou auto-gestão.
Estas famílias envolvidas no projeto vivem hoje de aluguel, de favor e em barracos.
Por isso apelamos aos programas de Moradia Popular com um intuito de continuarmos e avançarmos em nossos trabalhos na organização destas famílias para adquirirem sua moradia.

Características das famílias:
A – Família de baixa renda de um a dois salários mínimos.
B – Média de pessoas por família cinco a seis.
C – Média de idade das crianças de três a quatro anos.

Nossa Meta:
Construir a partir de mutirões as casas com acompanhamentos dos profissionais (engenheiro, assistente social, advogado, etc).
A partir da aquisição do terreno iniciará o planejamento das construções.

Conclusão:
Através da mobilização das famílias junto ao Poder Público fazendo passeatas e conversando para que através de parceria possamos lutar juntos por uma moradia justa.
Também procurando formas de sermos contemplado nos diversos modelos de Programas de moradia, encaixar nossa realidade para através de um Programa Habitacional compatível à nossa realidade, possamos colocar este Projeto em funcionamento e futuramente conquistar o tão almejado sonho destas cem famílias.

 

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *